Abstenção: da Educação à Informação

O melhor da Amadora são, sempre, as eleições

Em ano eleitoral, os executivos municipais tendem, quase sempre, a ceder à tentação de entrar num conjunto de promessas eleitoralistas e, mais concretamente, a realizar obras para munícipe ver.

Na Amadora, a política é feita ao sabor dos actos eleitorais, admitido aliás, pelo próprio Presidente da Câmara Municipal que afirmou numa Assembleia Municipal, em resposta a um deputado, que governa o município a pensar em eleições e que faz obra com o objectivo de ganhar eleições. Se um político só é "inteiro" se pensar, também, em ganhar eleições, é "curto" se pensar em demasia nas eleições.



Escrevi este preâmbulo, depois de ler as intenções do executivo municipal de re-abrir o Cine-Teatro D.João V, na Damaia, após ter estado fechado à população nos últimos anos. Aliás, a esse propósito, recordo-me da última vez que re-abriu, momentaneamente, para o Ministro Mário Lino vir falar sobre as obras da CRIL...merecia certamente, melhor ocasião!
Retomando ao tema, qualquer munícipe fica, obviamente, satisfeito por saber que num concelho com poucos espaços culturais, possa existir mais uma sala de espectáculos com a capacidade e condições que o Cine-Teatro D.João V possui.

Acredito, no entanto, que já fique menos satisfeito se souber que um espaço de referência na cidade foi cabimentado no orçamento da câmara desde 2009 e que desde essa altura, a Câmara encontrou múltiplas razões para a obra não avançar. Diga-se, para a informação estar completa, que o Cine-Teatro D.João V esteve fechado por não ter as condições adequadas à sua utilização, nomeadamente na zona de palco.

Não é admissível que um Executivo que faz questão de publicitar a boa situação financeira, demore quatro anos a avançar com uma obra num dos poucos espaços de qualidade do concelho. 

Acontece agora, porque em Outubro de 2013, os eleitores serão a chamados a prenunciar-se e avaliar a gestão camarária dos últimos quatro anos, sendo que teremos, certamente, daqui a uns meses todo o executivo PS-CDU a inaugurar com toda a "pompa e circunstância" aquilo que deveria estar re-aberto à, pelo menos, quatro anos. 

O slogan do Partido Socialista na campanha de 2009 foi e, passo a citar: o melhor da Amadora são, sempre, as pessoas. 
Proporia, no entanto, uma nova versão para 2013 - O melhor da Amadora são, sempre, as eleições

Comentários